Parkour
O Parkour foi criado na França na década de 90 e é um treino de transposição de obstáculos do ambiente, do meio urbano ou natural. A prática inclui escalar muros, equilibrar em corrimãos ou saltar sobre vãos, por exemplo. É um exercício físico capaz de desenvolver as capacidades físicas dos praticantes porém, mais do que isso, é a busca pela autonomia do corpo e da mente sobre os desafios do cotidiano. O praticante de Parkour busca lidar com o próprio corpo sem a dependência de acessórios e pretende sair da zona de conforto. É uma forma de interação com o ambiente e de reaproveitamento do espaço. Promove uma nova relação do praticante com o meio, não mais aquela convencional, uma relação de desafio e divertimento com aquilo que não pretendia ter esse fim.
Deriva
Com o objetivo de transformar o urbanismo e a arquitetura das cidades, a deriva consiste em vagar pela cidade sem um rumo definido, apenas sentindo o ambiente, os sons, a vista e cheiro. A partir disso, toma-se caminhos inesperados e imprevisíveis. Os caminhos precisam ser registrados assim como os motivos de cada movimento, virar uma rua ou continuar seguindo por ela mesma.
Flaneur
Flaneur é a prática de observar a cidade e seu movimento sem nenhum compromisso, é vagar e apreciar o meio urbano sem ter um lugar para chegar.
Rolezinhos
O rolezinho é uma estratégia de apropriação de territórios, uma forma de ocupação do espaço que possui também um significado político. Essa é uma prática que surgiu após os grandes protestos de 2013, no Brasil, e consiste no encontro de uma quantidade consideravelmente grande de jovens em locais como shoppings. A partir dos protestos e com o fortalecimento das redes sociais digitais, os jovens de periferia passaram a querer ocupar diversos espaços da cidade. O shopping está entre o público e o privado e constitui um espaço segregador, que possui grande visibilidade.
Flash Mob
Flash Mob é um evento em que pessoas se reúnem para executar uma ação, dança, canto, movimento, coordenadamente. Essa ação acontece de forma inesperada para aqueles que estão fora do grupo que promove a ação e tem um início e um fim muito rápidos. O impacto desse tipo de movimento é devido à rapidez com que acontece e, invariavelmente, à criatividade de quem o cria, pois se torna mais inusitado. Muitos são realizados em forma de protesto mas também pode ocorrer sem nenhum motivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário